Entendemos que a locação de propriedades pode gerar algumas perguntas.
Aqui selecionamos as principais dúvidas que proprietários e inquilinos têm em relação a locação de imóveis na Renascença.
O tema é bastante abrangente, recomendamos a leitura da Lei 8245/91 que atualmente rege a relação.
Esta página é apenas uma breve introdução, não sendo aconselhado seu uso, sem antes, a consulta formal a imobiliária ou a um advogado.
Separamos as perguntas frequentes em 3 blocos:
- Dúvidas Proprietários;
- Dúvidas Inquilinos;
- Dúvidas ambos.
Para alugar um imóvel conosco, acesse nosso site em www.admrenascenca.com.br e clique em “Anunciar Seu Imóvel”, ou entre em contato com nossa Central de Captação pelo número (21) 3534-3636. Você será atendido com todo suporte para avaliação gratuita e esclarecimento de dúvidas legais e contratuais. Tudo pode ser feito de forma presencial ou digital, incluindo a assinatura eletrônica.
O proprietário pode exigir todas as garantias previstas na Lei do Inquilinato nº8.245/91, como Fiança empresarial, depósito-caução, fiador e título de capitalização.
Ao colocar o imóvel à venda, entre em contato pelo sac@admrenascenca.acelerato.com. Enviaremos uma carta ao inquilino dando o direito de preferência de compra. Após a venda, o inquilino terá 90 dias para desocupar o imóvel.
Contamos com um escritório jurídico terceirizado para cobranças. Após 5 dias do vencimento, a inadimplência é enviada ao escritório para iniciar a cobrança. O nome do inquilino é negativado e processos de execução e despejo serão iniciados.
Somos líderes na locação de imóveis no Rio de Janeiro, com mais de 45 anos de mercado e mais de 6.000 clientes ativos. Ganhamos recentemente o prêmio do Reclame Aqui de melhor atendimento imobiliário do Rio de Janeiro e 4º melhor atendimento do Brasil.
Oferecemos avaliação gratuita e sem compromisso, considerando diversos aspectos para chegar ao valor real de mercado.
Nosso sistema enviará automaticamente feedbacks sobre as visitas ao seu imóvel.
Para a locação de um imóvel, é necessário ser maior de 18 anos ou ser emancipado, apresentar RG, CPF e um documento que comprove a posse mansa e pacífica do imóvel.
Até o aluguel, todas as despesas são de responsabilidade do proprietário. Após a locação, a Renascença cuidará da cobrança e acompanhamento dos encargos.
O prazo máximo é de 5 dias úteis, mas normalmente é feito em prazos inferiores.
Não, todo o processo é gratuito para ações de despejo e execução.
O contrato dura o mesmo período do contrato de locação com o inquilino, podendo ser renovado por tempo indeterminado. Caso a rescisão seja solicitada antes do término, há uma multa proporcional ao tempo de contrato.
Nossa garantia é própria e garante o valor do aluguel conforme o contrato, de forma ilimitada enquanto o inquilino estiver ocupando o imóvel.
Envie pelo menos 2 orçamentos ou comprovantes dos danos em até 30 dias. Caso não haja acordo, será encaminhado à cobrança jurídica.
Atuamos em toda a cidade do Rio e algumas cidades da Baixada Fluminense.
A duração mínima de um contrato de locação residencial é de 12 meses e o máximo de 30 meses. Os contratos comerciais podem variar entre 12, 30 e 60 meses.
Sim, a legislação não limita o número, mas a Renascença limita a até 4 pessoas de cada. Todos os inquilinos são solidariamente responsáveis por todas as obrigações.
O inquilino deve pagar o aluguel em dia, cuidar do imóvel e respeitar as normas do condomínio. O proprietário deve entregar o imóvel em perfeito funcionamento e cobrar apenas o que for autorizado.
O inquilino deve usar o imóvel para o fim que se destina, mantê-lo em bom estado e comunicar problemas imediatamente.
Sim, desde que autorizados. Os custos podem ser do inquilino ou do proprietário, dependendo do acordo.
A cota extra pode ser de responsabilidade do inquilino ou do proprietário, dependendo da destinação. O fundo de reserva é de responsabilidade do proprietário.
Realizamos uma avaliação criteriosa do perfil do inquilino, verificando pendências financeiras e exigindo comprovação de renda.
A vistoria é feita por escrito e por fotos, verificando as condições do imóvel na entrada e na saída do inquilino.
O inquilino está sujeito a multas, correção monetária e juros de mora. Após 5 dias do vencimento, o Escritório Jurídico terceirizado entra em contato para cobrança amigável. Após 60 dias, medidas legais são tomadas.
Para alugar um imóvel conosco, basta acessar nosso site www.admrenascenca.com.br, escolher o imóvel e seguir as instruções para realizar a visita. Todo o processo, incluindo a avaliação de risco, a escolha da garantia, o envio de documentação e a assinatura do contrato, pode ser feito de forma presencial ou virtual. Caso prefira, também pode ligar para nossa central pelo número (21) 3959-4608 e pedir um redirecionamento para a loja responsável pela região pretendida.
Para a locação de um imóvel, é necessário apresentar os documentos pessoais (RG, CPF), ser maior de 18 anos e comprovar uma renda que ultrapasse três vezes o valor do aluguel com encargos. Também é preciso comprovar a inexistência de restrições financeiras em órgãos como SPC e Serasa. Com esses pré-requisitos, nossa média de locação é de 24 horas até a entrega das chaves.
Para agendar uma visita, basta acessar nosso site (https://adm.admrenascenca.com.br), escolher o imóvel desejado e verificar as opções de dias e horários disponíveis para visitação.
Sim, é possível. Caso queira ver o imóvel pessoalmente, basta agendar uma visita com um de nossos atendentes.
O pagamento do aluguel e outras despesas relacionadas ao imóvel pode ser feito de forma facilitada. O boleto pode ser enviado para o seu e-mail e também está disponível na Área do Cliente em nosso site. Além disso, você pode retirar o boleto na sede da imobiliária, localizada na Estrada Rodrigues Caldas, 631 – Taquara.
Para renovar o contrato, basta entrar em contato conosco com antecedência de pelo menos 30 dias e manifestar o interesse em continuar no imóvel. A renovação geralmente é feita por um período igual ao inicial da locação, desde que esteja em dia com as obrigações financeiras e não tenha causado problemas durante o período de locação.
Em caso de problemas, entre em contato com nossa imobiliária pelo e-mail sac@admrenascenca.acelerato.com para relatar a situação e solicitar os reparos ou manutenção necessários.
Somos uma empresa líder na locação de imóveis no Rio de Janeiro, com mais de 45 anos de mercado e 08 lojas exclusivas para locação residencial e comercial. Ganhamos o prêmio do site Reclame Aqui de 4º melhor atendimento imobiliário do Brasil em 2022.
Sim, é possível, desde que autorizado pelo proprietário. A Adm. Renascença pratica todos os métodos de garantia.
Todo proprietário que disponibiliza seu imóvel para locação conosco deve declarar que seu imóvel está livre de quaisquer ônus reais, judiciais, penhoras, sequestros e hipotecas legais ou convencionais, bem como, quitado de impostos e taxas impeditivas a posse mansa e pacífica do imóvel.
Trabalhamos com todas as garantias possíveis em nosso ordenamento jurídico. A princípio, as mais usadas são a Fiança Onerosa, Seguro Fiança, Caução, Capitalização e Fiador.
Não, nós trabalhamos exclusivamente com locação e administração de imóveis.
O prazo se encerra no último dia definido no contrato. Caso não haja interesse em renovar, a intenção de devolver o imóvel deve ser comunicada com 30 dias de antecedência. Será marcada uma vistoria rescisória para verificar o estado de conservação do imóvel e o pagamento de todas as taxas.
A possibilidade de ter animais de estimação depende das regras estabelecidas no contrato de locação e na convenção do condomínio. Em geral, o inquilino tem o direito de ter animais de estimação de pequeno porte no imóvel alugado, desde que não causem prejuízos ao imóvel ou perturbem a tranquilidade dos vizinhos.
Sim, é possível, desde que comunique com antecedência mínima de 30 dias. Será obrigado a pagar uma multa proporcional ao tempo restante para o contrato terminar, a não ser que comprove transferência de emprego em localidade distante do atual endereço.
O condomínio é cobrado junto com o boleto de aluguel todo mês. A Renascença repete o valor do condomínio anterior e, se houver diferença, envia um desconto ou acréscimo no próximo mês.
O inquilino deve utilizar o imóvel apenas para o fim que se destina, mantendo-o em bom estado de conservação. Não deve fazer modificações no imóvel sem autorização do proprietário, respeitar as normas do condomínio e comunicar eventuais problemas.
Sim, é possível, desde que sejam autorizados pelo proprietário ou pela imobiliária. Os custos podem ser de responsabilidade do inquilino ou do proprietário, de acordo com o contrato.
Realizamos a avaliação criteriosa do perfil do inquilino, verificando eventuais pendências judiciais e financeiras atuais e passadas, além de exigir comprovação de renda e de atividade profissional. Utilizamos biometria facial para veracidade da identidade do inquilino, caso a locação seja realizada por assinatura digital.
A vistoria é feita de forma escrita e por fotos detalhadas, comparando as condições do imóvel na entrega das chaves e na saída do inquilino.
Em caso de não pagamento do aluguel, o inquilino está sujeito a multas, correção monetária, juros de mora e honorários advocatícios. Após 5 dias do vencimento, nosso escritório jurídico entrará em contato para cobrança amigável e após 60 dias a imobiliária tomará medidas legais para reaver o valor em atraso.
A Renascença atual em toda a cidade do Rio e algumas cidades da Baixada Fluminense, entre elas, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Nilópolis.
Na lei de locação vigente não há período estipulado, na Renascença a duração mínima de um contrato de locação residencial é de 12 (doze) meses e o máximo de 30 (trinta) meses. Os contratos comerciais, podem variar entre 12 (doze), 30 (trinta) e 60 (sessenta) meses.
Sim, a legislação não limita o número de inquilinos ou proprietários, entretanto, a Renascença limita em até 04 (quatro) pessoas de cada. Caso o contrato tenha mais de um inquilino, todos ficarão obrigados solidariamente por todas as obrigações. Em caso de mais de um proprietário, todos poderão receber sua parte separada em conta corrente, conforme estipularem no contrato de prestação de serviços assinado.
São muitas conforme a lei de locações (lei 8245/91), mas, em geral, o inquilino deverá pagar o aluguel e os encargos em em dia, cuidar do imóvel mantendo-o em bom estado de conservação e higiene, não fazer modificações no imóvel sem a autorização do proprietário, respeitar as normas do, não sublocar o imóvel para terceiros e comunicar o locador sobre eventuais problemas no imóvel e em relação ao locador, entregar o imóvel em perfeito funcionamento, garantir o uso pacífico do imóvel e cobrar apenas o que for legalmente autorizado.
O locatário deverá utilizar o imóvel apenas para fim que se destina, seja residencial ou comercial, usando o mesmo de forma cuidadosa e zelosa mantendo-se em bom estado de conservação evitando danos ou alterações de estruturas do imóvel sem autorização do proprietário, comunicando imediatamente a Renascença qualquer eventualidade a respeito da manutenção, respeitando as regras municipais, estaduais e federais, além da convenção do condomínio e entregá-lo no mesmo estado que o encontrou no final da locação com todas as suas chaves, inclusive as internas.
A Lei de locação define as obrigações de inquilinos e proprietários e nela que se determina o que são as cotas extras e o fundo de reserva. Basicamente a primeira se refere a obras que o condomínio necessita e a segunda é uma poupança que o condomínio faz para gastos emergenciais. A cota extra pode ser de responsabilidade do inquilino ou do proprietário, dependendo da sua destinação e quem define a destinação é o síndico. Através dessa distinção podemos saber de quem é a responsabilidade. Já o fundo de reserva (normalmente 10% do valor da cota condominial) é de responsabilidade do proprietário do imóvel. A cobrança, em ambos os casos, é descontada do aluguel do inquilino, caso não seja de sua responsabilidade. No caso do proprietário, o mesmo recebe o valor do aluguel, menos o fundo de reserva e a cota extra, caso este seja de sua responsabilidade.
Através de uma empresa terceirizada, especializada em locação, com o que há de mais moderno no processamento e inteligência de dados (Big Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence), realizamos a avaliação criteriosa do perfil do inquilino, verificando eventuais pendências judiciais e financeiras atuais e passadas com o objetivo de classificar cada cliente em seu respectivo grau de confiabilidade. Além disso, é exigido comprovação de renda e de atividade profissional. A Renascença usa biometria facial para verificar a veracidade da identidade do inquilino, caso a locação seja realizada por assinatura digital.
Somos conhecidos por sermos uma das poucas empresas que trabalha exclusivamente com aluguel e administração de imóveis, não fazemos nada além disso, todo nosso esforço é voltado para trazer a melhor experiência para nossos clientes de locação de imóveis. Por isso, podemos dizer que podemos oferecer o melhor serviço do mercado.
A vistoria detalhada, escrita e com fotos detalhadas é realizada na entrega das chaves, verificando todas as condições do imóvel, entre elas a parte hidráulica e elétrica aparente, as benfeitorias e defeitos existentes. No momento da saída é feita uma nova vistoria, comparando se o imóvel está sendo devolvido nas mesmas condições que foi entregue ao inquilino. Caso seja verificado algum defeito, a rescisão não é realizada e o inquilino terá um prazo para resolver todas as pendências, ficando responsável pela posse e os custos da locação, durante esse período. Caso, concedida a oportunidade, ainda assim o mesmo não resolva as pendências constatadas, poderá ser cobrado extrajudicialmente e/ou judicialmente pelos danos ao imóvel.
Em caso de não pagamento do aluguel o inquilino está sujeito aos encargos estipulados na cláusula terceira de seu contrato de locação tanto quanto na lei do inquilinato, sendo eles multas, correção monetária, juros de mora e honorários advocatícios. Não há carência para pagamento, após 05 dias do vencimento nosso Escritório Jurídico terceirizado entrará em contato com o inquilino para cobrança de forma amigável e após 60 (sessenta) dias a imobiliária irá tomar medidas legais para reaver o valor em atraso. Caso o pagamento seja realizado, efetuaremos o repasse ao proprietário em até 05 (cinco) dias após o recebimento na conta corrente indicada. Em caso de escolha de garantias onerosas (Fiança Facilitada, CredPago, seguro e capitalização) a empresa responsável pela garantia será acionada para pagar a inadimplência do locatário e depois cobrá-lo.
É possível realizar reparos no imóvel durante o período de locação, desde que sejam autorizadas pelo proprietário ou pela imobiliária. Qualquer dano causado deverá ser imediatamente comunicado em nosso canal sac@admrenascenca.acelerato.com para as devidas providências. A Renascença disponibilizará opcionalmente uma empresa especializada para fazer os reparos. É importante lembrar que, caso esta opção não seja escolhida, tais reparos devem ser realizados por profissionais qualificados. Os custos podem ser de responsabilidade do inquilino ou do proprietário, dependendo do que determina a lei e do que foi acordado em contrato.